29/12/2011

The Debt

Hollywood é de modas. Já houve a moda dos musicais. A moda dos noir. A moda dos comics. The Debt não encaixa em nenhuma moda. Mas juntamente com Tinker Tailor Soldier Spy(baseado na obra de John Le Carré) forma uma dupla de um género que se tem visto pouco. Espiões. Faz lembrar a melhor série estreada em 2011, Homeland. Mas prossigamos com The Debt(não literalmente que isto não é país que se apresente a ninguém)!!

Três ex-espiões israelistas pertencentes aos quadros da Mossad vêem o seu presente ser ameaçado por algo que fizeram à mais de 30 anos num serviço em Berlim.

A acção anda em constante mudança entre 1965 e 1997. Para isso foram necessários 6 actores para os 3 papéis principais. Helen Mirren e Jessica Chastain partilham Rachel. Tom Wilkinson e Marton Csokas são Stephan. Ciarán Hinds e Sam Worthington interpretam David. De todos os pares, são as senhoras que ganham. Conseguem as melhores interpretações, tanto uma como outra.

A forma como a história nos é apresentada convida-nos a tentar adivinhar qual o próximo passo. Matará? Disparará? Acertará? Beijará? É um thriller de espionagem. Era algo assim que esperava.

David: What if we could go back. Would it be different?

É um tipo de livros que gosto o que indica que será um tipo de filmes que deverei gostar. Foi o caso. Não é um filme extraordinário. Não é uma obra-prima. Mas é um óptimo filme.

Sem comentários: