23/01/2012

Rise of the Planet of the Apes

Neste último ano, muito cinema fantástico foi 'libertado'. Principalmente produções baseadas em super-heróis. Todas fraquinhas. É o que diz a crítica. Ainda não vi nenhuma. Thor, Conan, Green Lantern, Captain America e por aí adiante. Essa mesma critica referia que Rise Of The Planet Of The Apes era dos poucos que se aproveitava. Um domingo à tarde. Era minha decisão do filme a ver. Muita preguiça. Era necessário uma aventura, acção q.b. Pareceu-me a escolha óbvia.

As recursivas experiências em símios de forma a encontrar a cura para a doença Alzheimer leva a que um chimpanzé, acarinhado pelo principal impulsionador da cura, desenvolva capacidades cognitivas extraordinárias que o coloca par a par com os humanos.

James Franco é o protagonista principal. Mais desperto que na última cerimónia dos Óscares, consegue levar a sua interpretação a bom porto. Mas como já disse várias vezes por aqui, não são estes filmes que conseguem definir o talento de um actor. E eu nem acho que James Franco tenha muito. Freida Pinto é a sua companheira de aventura e aproveita da melhor forma o impulso que Slumdog Millionaire deu na carreira. Não sei se foi por já ter participado num dos filmes de Woodt Allen mas parece-me que assenta que nem uma luva em comédias românticas. Destaque ainda para John Lithgow, um ex-3rd Rock From The Sun.
Num filme em que é preciso recorrer repetidamente a efeitos especiais para criar os símios, estes estão tremendamente bem produzidos. Num filme com boa qualidade, numa boa TV, vê-se o fantástico trabalho. O olhar de Caesar está impressionante...

Steven Jacobs: I swear, you know everything about the human brain except the way it works.

Eu vi o último Planet of The Apes realizado. Este é melhor. Aliás, é bastante melhor. Mas o outro era bastante fraquinho. Boa escolha para uma tardada de fim de semana.

1 comentário:

ArmPauloFerreira disse...

Concordo com as observações/review sobre este Rise Of The Planet Of The Apes. Também gostei muito deste reboot em forma de prequela da franchise dos macacos.
Do remake do Tim Burton, digo também que gosto e aprecio o filme. É diferente do original e tem um twist finam mesmo WTF... contudo gostei (vi-o no cinema quando estreou).

Cumprimentos cinéfilos!
Ecos Imprevistos

http://armpauloferreira.blogspot.com/
+
http://www.facebook.com/pages/Ecos-Imprevistos-/240953162626855