Cheguei a este filme da maneira mais comum. Li num blog. Vi o trailer. Fui ao IMDB(8.4). Fiquei convencido. Arranjei o filme. E vi.
Philippe é um tetraplégico rico. Driss é um emigrante do gueto envolvido em roubos. Driss conhece Philippe quando vai a uma entrevista de emprego para seu assistente apenas para ter um papel assinado para continuar a receber desemprego. Driss acaba por ficar com o emprego. Mas a sua relação vai muito para além de um mero emprego...
Se a história se baseia na relação entre 2 pessoas de mundos tão diferentes que actores poderiam brilhar? A dupla de actores principais. O meu já conhecido François Cluzet usa e abusa da sua cabeça. Aliás, é a única coisa que mexe durante todo o filme. Mas é mais que suficiente para ter um interpretação comovente. O desconhecido Omar Sy é o reverso da medalha. Irrequieto e intempestivo, não pára quieto um segundo. Espectacular a forma como adoramos a sua personagem desde o principio. Consegue ser agressivo. Divertido. Sensível. Idiota. Mas é a relação entre os actores que brilha mais alto. Parecem o par de amigos perfeitos. Complementam-se. Entendem-se. Isso transborda para fora do ecrã. Grandes interpretações e ainda maior dupla.
Phillippe: Sorry I can't walk you to the door.
Driss: It's all good. Don't get up...I mean stay seated.
Inspirada numa história verifica (atenção aos créditos finais), consegue ter uma pitada de humor nos diálogos brilhantes. Por vezes lembra o humor britânico. O choque de diferentes mundos e gerações ajuda a apimentar o enredo. E as situações caricatas sucedem-se. A fogosidade de Driss é contagiante e nem as limitações de Phillipe os impedem de viver a vida com alegria.
Phillippe: That's what you're worth in the art business. I got 11 000 euros for your painting. You shouldn't stop, you have a hell of a talent. - Yup.
Driss: That's a good deal. I knew it. I felt it. It was instinct. With the music and all...It all blended...And then, an epiphany! I saw a light.
Phillippe: Ok, stay humble will you?
A melhor comédia que vi nos últimos meses. Digo mais, das melhores comédias que já vi na minha vida. Top 3. É rir rir rir sem parar. Mas não é uma daquelas comédias parvas, sem sentido. É uma comédia séria com temas de fundo tocantes e que nos leva a encarar os 2 mundos em choque de uma forma única. Acho que não consigo explicar por palavras o quanto gostei deste filme. Fantástico!! Aquela sensação de prazer após terminar é para recordar...
Sem comentários:
Enviar um comentário