12/08/2015

Benfica vai nu?

A única explicação que acho plausível para o aparente desinvestimento benfiquista é estarmos falidos.
Só pode!!
Depois de conseguirmos alcançar o tão almejado bicampeonato com a equipa mais fraca dos últimos 6 anos (obrigado Lopetegui), abrandamos o investimento. Porquê??
O BES deu cabo de nós!!
Luis Filipe Vieira demorou a 'endireitar' a estrutura mas quando finalmente conseguiu, parece que opta por retroceder novamente.
Que raios?
Quer provar que qualquer treinador é campeão no Benfica?
Em caso de uma época mal sucedida, será culpado por todos, e coloca em causa a sua recandidatura.
Está na linha de fogo.

Esquecendo as finanças, ainda não consegui perceber a estratégia desportiva para a nova época:
1) Treinador - Mudamos de treinador, é normal (apesar de achar o JJ dos melhores treinadores tácticos mundiais). Ou não chegaram a acordo. Ou não havia interesse de uma das partes. Ou desleixaram-se. O que interessa é que o treinador é o Rui Vitória e isso assusta-me. Bastante. Não tenho nenhuma recordação do Vit. Guimarães praticar um futebol que ficasse na retina, como o fez o Leiria do Mourinho, Académida do AVB, Paços de Ferreira do Paulo Fonseca ou Estoril do Marco Silva. E isso não me agrada. Sem conhecimento profundo do seu trajecto, Rui Vitória parece-me um treinador mediano.
2) Sistema de jogo - Já há? E não me falem em pouco tempo porque o Sporting do JJ e o Porto do Lopetegui (no ano passado), cedo começaram a evidenciar qual seria a ideia de jogo e o seu sistema táctico preferencial. Rui Vitória parece indeciso. Manter o esquema de JJ e se ganhar dividir os louros? Alterar para o seu 4-3-3 e arriscar-se a ser o principal responsável em caso de derrota?
3) Jogadores - A equipa do ano passado era a mais fraquita dos 6 anos do JJ, e ainda perdemos Sálvio(lesionado), Gaitán(para breve), Maxi (este doeu) e Lima. Reforços foram em larga quantidade, mas quantos se aproveitam? Carcela? Os tão falados putos? Ou 'pescamos' algumas trutas grandes ou esta época tem tudo para correr mal.
4) Supertaça - O JJ é sabichão. Está farto de garantir que seja qual for o desfecho deste 1º jogo, ele é o principal obreiro dessa vitória. Já deu o favoritismo ao Benfica porque são 6 anos de trabalho(dele), desprezando o mês de treinos do Rui Vitória. Se o Sporting ganhar, é porque ele mudou a estratégia\ideia do jogo do Sporting nesse mesmo período de tempo, 1 mês. Win-Win. Esperto.

Concluindo, por mais mal que estejamos, mais mal que joguemos, Carrega Benfica !!!

PS: Porque não fomos buscar o Paulo Sousa? O Basileia jogava bem e a Fiorentina vai pelo mesmo caminho...

Sem comentários: