23/03/2011

Lock, Stock and Two Smoking Barrels

Realizada no século passado, a 1ª longa metragem de Guy Ritchie definiu bem o seu estilo pessoal: Sempre em 'ambiente criminoso' um conjunto de situações misturadas com o acaso levam sempre a um desfecho inesperado. Snatch e Rocknrolla são exemplos disso mesmo. Apesar de estar a alterar com sucesso a nossa imagem do típico Sherlock Holmes, é 'no seu tipo' de filmes que gosto de o ver trabalhar.

No sub-mundo do crime londrino é habitual haver jogos de poker com apostas elevadas. Um grupo de ladrõezecos junta um boa quantia para um deles entrar num desses jogos. Sonham ficarem ricos. Não corre bem e ficam devedores de uma elevada quantia ao manda-chuva da zona. Têm uma semana para arranjar o dinheiro, senão...

O bando de ladrões de 3ª é composto por: Jason Flemyng, Dexter Fletcher, Nick Moran e Jason Statham. Este último veio a ser quem melhor se safou. Um apontamento para a ex-estrela de futebol e uma presença constante neste tipo de filmes e com este tipo de personagens: Vinnie Jones.
Histórias cruzadas que se encontram em determinado momento da narrativa. Histórias de ladrões. Histórias de gangs. Histórias de padrinhos. Histórias de traficantes. Histórias e mais histórias. Todas ligadas. Sempre em grande nível. Muito british!!

Eddie: They're armed.
Soap: What was that? Armed? What do you mean armed? Armed with what?
Eddie: Err, bad breath, colorful language, feather duster... what do you think they're gonna be armed with? Guns, you tit!

Bastante divertido. Muita acção. Alguma parvoíce. Uma salganhada de situações bizarras com consequências hilariantes. Sou fã deste género do qual Guy Ritchie é o porta-estandarte.

Sem comentários: