31/03/2011

Yeopgijeogin Geunyeo (aka My Sassy Girl)

A minha incursão pelo cinema coreano continua. Se só tive boas experiências para quê parar? Desta vez não há cá tiros, mortos e coisas dessas. Nem beijos há. O que numa comédia romântica é bastante estranho. Mas não lhe tira qualquer valor. O que posso dizer sobre o filme?

Um jovem estudante ajuda uma jovem bêbada no metro. Acabam por se conhecer melhor e o rapaz descobre que ela não é como uma rapariga normal. Tem uma personalidade demasiado forte. Continuam a ver-se, sempre com ela a fazer gato sapato dele. Mas até quando?

O casal de personagens principais está a um alto nível. Ela, a actriz Gianna Jun, dá a vivacidade e delicadeza adequada ao papel. Apesar do ar angelical, sente-se que a qualquer altura poderá explodir. Ele, o actor Tae-hyun Cha, aquele ar de bobo meio perdido, meio desfocado que se deixa levar pela personalidade dominante dela, mas que quando é realmente preciso consegue fazer-se ouvir.

É uma boa forma de conhecermos alguns hábitos e costumes da sociedade coreana. De tentarmos saber mais um pouco sobre a mentalidade asiática. De viajar usando o cinema.

Super divertido, conseguiu fazer-me algo que tem sido difícil acontecer: chorar a rir. 2 vezes. Quando vi e quando contei o que vi. A cena no metro em que o casal aproveita um traço de batom no chão para fazer um pequeno joguinho provocou tudo isso. Genial. Toda aquela rudeza dela para ele, cria sorrisos. O jeito como ele (transformado no fantoche/saco de areia dele) a tolera, emociona. O desespero pontual dele desperta compaixão e um traço de gargalhada.

Não posso deixar de referir o final tremendo que nos presenteia. Lembro-me de tal ideia me ter passado pela cabeça, mas com o passar do tempo, foquei-me noutros aspectos do filme. Uma prova que é bom darmos sempre ouvidos a nossa mãe, não nos afastarmos da nossa família :D

Kyun-woo: The 10 Rules: 1. Don't ask her to be feminine 2. Don't let her drink over three glasses 3. Drink coffee instead of Coke/Juice 4. If she hits you, act like it hurts. If it hurts, act like it doesn't 5. On your 100th day together, give her a rose during her class 6. Make sure you learn fencing and squash 7. Be prepared to go to prison sometimes 8. If she says she'll kill you, don't take it lightly 9. If her feet hurt, exchange shoes with her 10. She likes to write. Encourage her
...
The Girl: Wanna die?
...
The Girl: You know why the sky is blue?
Kyun-woo: Because the reflection from the sunshine causes...
The Girl: Wrong! It's to make me happy. I wanted it to be blue, so it's blue. You know why fire is hot? It's all for me. I wanted it to be hot, so it's hot. You know why we have four seasons here in Korea?
Kyun-woo: For you?
The Girl: Correct.

A palavra destino acompanha todo o filme. Mas o que é o destino? Existirá? Não serão simples coincidências? Quantas vezes o casal não se encontram por mero acaso? Será isso o destino? Não construiremos cada um o seu próprio? Tendo influência no de todos que nos rodeiam? Será, citando o filme: "uma ponte de possibilidades para a pessoa que ama"?...

Aquele que é considerado a melhor comédia coreana de sempre é um filme universal. Quem não for coreano poderá não entender uma ou outra citação, mas compreenderá as diferentes mensagens do filme. Fartos de comédias românticas com a mui hermosa Jennifer Aniston(ui ui) ou a ex-Dra Izzie? Em busca de algo que vá além de uma simples comédia romântica? Desejando um filme simples, tocante, divertido e reflexivo no seu final? Não desesperem...Acharam!!

Sem comentários: