14/04/2011

Gongdong Gyeongbi Guyeok JSA (aka Joint Security Area)

Em 2000, anos antes de realizar Oldboy, Chan-wook Park realizou este filme, um filme político focado na tensão entre as Coreias.

Uma investigadora filha de pai coreano é enviada para as Coreias de forma a tentar desvendar o que aconteceu na fronteira durante uma noite chuvosa. 2 soldados da Coreia do Norte mortos. 2 soldados calados, um de cada lado da fronteira.

Yeong-ae Lee é a investigadora enviada da Suiça. Tae-woo Kim é um soldado da Coreia do Sul. Ha-kyun Shin é um soldado da Coreira do Norte.

E chegamos às estrelas do filme, os meus já conhecidos Byung-hun Lee e Kang-ho Song. O primeiro, depois de o ter visto em A Bittersweet Life num papelão, volta como sargento da Coreia do Sul, tendo menos intensidade mas mais sentimento. O segundo, visto em The Host e Memories of Murder, regressa como sargento da Coreia do Norte, com um papel mais adulto, mais maduro, a provar que é um actor bastante moldável. Ah e em breve vão regressar...já tenho no disco The Good, The Bad, The Weird, um western coreano(?!?!?!)

Dos poucos que vi, é de longe o filme coreano mais político que vi. Uma critica à guerra interminável entre ambas as partes, aos modos de vida cada um dos lados. Uma espelhar das diferenças mas também das semelhanças.

Gen. Bruno Botta: Ainda não aprendeu o suficiente sobre Panmunjom. Aqui preserva-se a paz... escondendo-se a verdade.O que ambas as partes querem mesmo, É que esta investigação, no final de contas, não prove nada.

Quando começou pensei mesmo que ia ver Basic em formato asiático, as semelhanças eram muitas, mas acabou por ser bem diferente. Até à data foi o filme coreano que menos me encantou, mas não deixa de ser um filme a ver.

A nossa consciência, a culpa pode consumir-nos...

Sem comentários: