01/05/2011

Joheunnom nabbeunnom isanghannom (aka The Good, the Bad, the Weird)

A caminhada pelo cinema coreano continua. Novamente com Jee-woon Kim. O terceiro filme que vejo dele e o que mais se afasta dos restantes. Apesar de voltar a falar em vingança, não se foca tanto nisso como os dois já aqui postados. E claro que foi o primeiro western coreano que vi :D

Manchuria. No fim da 1ª metade do século XX. Um mapa de tesouro é disputado por muitos: Um temível fora-da-lei, um caçador de prémios, um ladrãozeco, gangues chineses, o exército japonês...

O já meu conhecido Kang-ho Song é The Weird, um ladrãozeco (ou talvez não) cheio de sorte e com um ar de parvo impressionante. É um tipo de papel que já repetiu algumas vezes e que faz como poucos. Outro meu conhecido, Byung-hun Lee, é The Bad, um temível fora-da-lei que faz tudo por dinheiro e para manter o seu nome como algo que assuste. Muito intenso em acção, é quase uma mistura de todas as outras personagens que já o vi interpretar. Tal como Kang-ho Song, parace-me um excelente actor. Finalmente temos o meu desconhecido Woo-sung Jung que é The Good, um caçador de prémios que não abdica de poder tornar-se rico. Perde em comparação com os restantes protagonistas.

Jee-woon Kim fez um filmaço de aventuras baseando-se em The Good, The Bad and The Ugly. Mas não é só o titulo que faz uma alusão ao clássico de Sergio Leone, são as personagens, o ambiente e lentidão da acção em determinadas cenas... quase como um tributo... um bom tributo...um tributo diferente mas fantástico. Tornei-me um fã incondicional do cineasta sul coreano.

Tentar recordar cenas do filmes a colocar-me um sorriso na cara. Tantas cenas espectaculares quer seja pela sua originalidade, pelo seu ridículo, pelo ambiente. A perseguição final no deserto consegue juntar tudo isso. Que loucura!!

The Bad: People must know that they're going to die, and yet they live as though they never will. Hilarious.

À uns tempos atrás se me tivessem falado num western coreano, ou mesmo em cinema coreano, tinha-me rido e não tinha feito caso, um pouco como reagem quando tento cativar alguém experimentar os filmes coreanos que já vi, mas hoje estou rendido à qualidade de alguns filmes que são produzidos na Ásia. Este não foge dessa ideia. Que aventura :D

Sem comentários: