26/06/2011

The Way Back

Tinha lido e ouvido vários elogios a esta obra que marcava o regresso do realizador de Master&Commander e Dead Poets Society, mas fiquei desiludido...

A permissa tem força. Um grupo de reclusos de uma prisão siberiana escapa facilmente das vedações mas espera-os o maior dos combates: sobreviver contra a natureza. O caminho até à Índia é longo e as privações muitas...

O elenco também tem algumas caras habituais, Colin Farrell e Ed Harris, aos quais se juntam os actores em ascensão Jim Sturgess e Saoirse Ronan. Estes últimos têm personagens mais lineares, menos carismáticas que os primeiros. Especialmente a personagem de Colin Farrell, Valka, um verdadeiro louco.

Valka: Prison is okay. Debt is bad. But there are many prisons, they don't find me.
Zoran: What about America?
Valka: Oh, it's not for me, freedom. I wouldn't know what to do with it, I swear to God.

E porque fiquei desiludido? Admito que gosto do enredo, das paisagens mágicas, do início do filme com ritmo, mas à medida que avançamos a narrativa e a acção arrastam-se, torna-se tudo mais lento, demasiado lento, e penso que não devia ser preciso tanta 'moleza' de ritmo para provar que foi uma batalha demorada contra a natureza. Acabei a ver o filme em fast foward porque estava farto...

Por momentos 'dá ares' de Into The Wild, filme que adorei, mas não me conseguiu prender como esse. Gostos. Estados de espirito na altura. Vejam e façam a vossa opinião.

Sem comentários: