07/07/2011

True Grit

Já aqui o escrevi e repito: gosto de um bom (e cada vez mais raro) western.

Em Arkansas, uma jovem mulher contrata um Marshal para apanhar o assassino do seu pai que se pôs a monte. Ao mesmo tempo, um Texas Ranger ( não o Chuck Norris) persegue o mesmo bandido por um crime cometido no Texas.
  
É habitual nos filmes do irmãos Coen que as suas personagens sejam realmente algo de especial, sempre bem construídas, com passado, com carisma e profundidade. Aqui, não fogem à regra. Principalmente Hailee Steinfeld e Jeff Bridges estão fabulosos. Um portento, tanto sozinhos como quando partilham a cena. Um teimosa e sabichona a lidar com um velhaco bêbado e sabido Marshal. Grandes momentos nos proporcionam. Pela tenra idade e por ser novidade,  Hailee é quem mais brilha. A juntar a isso, temos participações de 2 actores consagrados, Matt Damon com bigode e Josh Brolin no reencontro com os Coen.

O último filme que tinha visto dos Coen foi dos piores filmes que vi na minha vida: A Serious Man. Que seca. Não tem ponta por onde se pegue. Com este, voltaram a cair-me nas graças. Bastante aclamado pela crítica e pela Academia ( 10 nomeações), merece ser bastante citado quando o ano de 2010 for relembrado.

Mattie: O tempo foge-nos, simplesmente.

Este filme e 3:10 To Yuma são os melhores westerns da década inicial do século em que vivemos. Para quem sente falta de cowboys, cavalos, tiros e afins, excelente escolha :D

Sem comentários: