25/08/2011

Sunset Blvd.

Andava desesperado por um clássico. Apetecia-me ver mas ao mesmo tempo não me sentia com a disposição certa. Com a 'vibe' certa. Algo estranho. Isso passou. Ainda bem. Um mão cheia de trailers depois estava decidido. Um filme sobre filmes. Sunset Blvd.

Estamos em Hollywood. Um argumentista tem dividas por pagar e pouco tempo para o fazer. Do nada, cai-lhe uma velha estrela no colo que poderá ser a solução dos seus problemas financeiros mas também a criadora de novos problemas.

William Holden(The Bridge on the River) e Gloria Swanson partilham o protagonismo. Ambos interpretam pessoas carenciadas mas em aspectos diferentes. Para além desta dupla, mas 2 actores se destacam: Erich von Stroheim e Nancy Olson. Quatro excelentes interpretações sob a 'batuta' de um bem sucedido realizador, Billy Wilder, galardoado com vários prémios e nomeações para as suas muitas obras(Sabrina, Some Like It Hot, Double Indemnity, The Apartment, etc). Importa referir que os 4 actores viram o seu talento reconhecido pela Academia, sendo todos nomeados. E é também de realçar o cameo de um dos mais famosos e respeitados realizadores de sempre, Cecil B. DeMille.

O facto de ser um filme dark noir (pareço um entendido a falar caro) juntamente com os diálogos inteligentes e bem construídos deixa-nos preso à TV durante 105 minutos sem pestanejar. A imagem a preto e branco parece dar classe a alguns filmes. Este é um dos casos.

A existência de um narrador que é simultâneamente uma das personagens e o facto do narrador continuar a reflectir a personalidade da sua personagem na forma como nos conta a história é algo que adiciona mais uma pitada de alguma originalidade.

Norma Desmond: The stars are ageless, aren't they?

É um obrigatório. Sobre cinema. Sobre estrelas cadentes. Sobre fama. Realizado em 1950 continua bastante actual. São assim os grandes filmes. Intemporais.

Sem comentários: