10/01/2012

The Guard


Os filmes britânicos são por norma diferentes dos filmes a que mais estamos habituados, os americanos. Este é uma prova disso. Não consigo explicar muito bem, não sei se é a produção, os cenários, a dinâmica da história, mas quando os vejo sinto algo de diferente.

Um grande negócio de droga vai ter lugar numa zona rural irlandesa sendo necessário o auxilio do FBI. Um agente americano é enviado para ajudar a polícia local, mas não estava à espera de encontrar um agente tão estranho.

Brendan Gleeson é o Sergeant Gerry Boyle e o principal impulsionador de toda a história. Já no filme em que contracenou com Colin Farrell, In Bruges, tenho estado em grande. Aqui está enorme. Muito bem num papel que parece feito a pensar nele. Nunca nos deixa perceber se é esperto ou estúpido.
Como escudeiro tem Don Cheadle, um pouco a funcionar como consciência. Um papel menor, com menos relevo, limita-se a não estragar o trabalho de Brendan.
O puto da bicicleta cor-de-rosa com rodinhas e um cão com trela pela mão só de lembrar faz-me rir. Aquela aparição à beira da estrada, numa noite escura, sem nada à sua volta, a continência e o sorriso de Boyle é coisa para recordar. 

Sergeant Gerry Boyle: Listen, something's come up, and I'm not just talking about my cock.

Excelente estreia na cadeira de realização por parte de John Michael McDonagh neste filme de 10% acção e 90% comédia. Não nos leva a lacrimejar mas dá para dar sonoras gargalhadas. Esperemos pelo próximo caloiro realizador.

Sem comentários: