10/01/2012

Remate na atmosfera & Air balls I

Agora que finalmente o Glorioso deixou para trás o FCP é a melhor a altura para tentar criar a rotina de escrever uma crónica semanal desportiva, focada principalmente em futebol e NBA.

No mundo da pelota, o óbvio aconteceu. Messi e Guardiola galardoados.

Começamos por Messi. Realizou mais uma época impressionante, 53 golos em 55 jogos. O seu eterno arqui-rival marcou mais 1 golo em menos 1 jogo. Mas isto são apenas estatística. Ou não? Senão teremos também de analisar o nº de assistências (na Liga foram só o dobro), o número de remates efectuados (CR7 remate o dobro de vezes). Tudo isto analisado no jornal Marca. Se isto chegar para levar os pró-CR7 em outra justificativa muito ouvida 'Quero vê-lo noutra equipa'. Para já parece-me muito difícil de acontecer. Baixar de cavalo para burro só se der muita importância a tostões. Quem defende assim CR7, está indirectamente a dizer que Xavi, Iniesta, Casillas, Totti, Gerrard, Giggs, Scholes, Maldini não são/foram grande jogadores porque jogaram sempre no mesmo clube. Não percebo esta justificativa. Messi tem sorte em partilhar o balneário com um grupo de eleição. É verdade. Mas isso não lhe tira mérito. Esqueça-se clubites agudas. Não há ninguém que tenha um talento tão natural como ele. Ponto.

Quanto a Guardiola, a palavra que melhor o define é gentleman. Um senhor no futebol. Este domingo deu mais uma prova disso. Perdeu 2 pontos que podem fazer muita falta mas nem um beliscão deu no árbitro. Identifico-me bastante com a sua maneira de ser. Merece a distinção por tudo o que conquistou. É repetir-me mas colocou o Barcelona a jogar a níveis estratosféricos. Li hoje na Marca, não me lembro quem o dizia, que o Barcelona de Guardiola ganha sempre em campo, não ganha é sempre no resultado. Seja o Real Madrid ou Arraiolense, rouba-lhes a posse de bola e comanda a partida naquele estilo que apelidam à la playstation. Muita gente considera aborrecido. A mim, faz-me lembrar futsal. Adoro aquela teia que sufoca os adversários. Culpado? D.Guardiola. Tal como Messi, é subvalorizado por nunca ter treinado outra equipa. Então e o que dizem esses de sir Alex Ferguson, que passou quase toda a carreira em Manchester? Também é um treinador fraquinho ;)

O último apontamento sobre futebol é para o regresso de Henry ao Arsenal. Que momento inesquecível. Entrar em campo ovacionado de pé. O golo da vitória. O público eufórico. Henry na direcção de Wenger para um abraço cúmplice. O vibrar de um herói. Arrepiei-me com as imagens. Adorava ter estado no estádio naquele momento. São por momentos assim que adoro futebol.


A NBA começou no dia de Natal. Mais curta mas o que importa é que começou. 

Não espero grande feitos dos meus experientes Spurs. Irem ao playoffs e passarem a 1ª ronda. A partir daí já é surpresa. A temporada ser curta não os ajuda. Tim Duncan(35) não está a ir para novo. Precisa de tempo de recuperação. Nota-se. Ginobili(34) também não está a rejuvenescer mas tem levado a equipa às costas nos 1ºs embates. Até se lesionar. Azar. De Tony Parker(29), que completa o trio, só espero que nos guie a bom porto enquanto Ginobili está fora. Tiago Splitter precisa de explodir. DeJuan Blair de extrair tudo o que conseguir de Tim. Jefferson de ganhar consistência. Gary O'Neil de manter a pontaria afinada. Para a 2ª ronda acho que dá. Até porque no último lockout, com a época reduzida, os Spurs saíram vencedores. Popovic tem alguma experiência nesse capítulo.

Olhando para o panorama geral, há 3 equipas em destaque: Oklahoma City Thunder, Miami Heat e Chicago Bulls.
Kevin Durant e os seus extraordinários companheiros amadureceram 1 ano e podem contar com a presença física de Perkins desde o início da temporada. São os principais candidatos no Oeste.
Em Miami, o Big Three consolidou rotinas, estão a ganhar e a dar espectáculo. É percorrer os Top Plays diários e vê-los por lá sempre que jogam. D.Wade está um portento a defender (já fez blocos impressionantes) e a terminar jogos. L.James está menos egoísta. C.Bosh está mais espevitado. E até descobriram um rookie atrevido que se desenrasca, Norris Cole. Para já, parecem-me os favoritos aos anéis.
Na cidade onde MJ é rei, D.Rose é príncipe. Carrega a equipa às costas com o seu talento baseado na sua explosão única. Vão dar bastante luta aos Heat.

Para além das equipas já faladas, há mais que merecem destaque.
LA Clippers compraram um dos melhores bases da liga, CP3. Com Blake Griffin e DeAndre Jordan há espectáculo assegurado. Têm mais do que equipa para chegar aos playoff. Continuando por Oeste, a outra equipa de LA, perdeu Odom mas se mantiver Bynum saudável será um equipa forte. Ah e agora Ron Artest chama-se Metta World Peace. Dallas está mais fraca, perdeu gente importante. Portland está mais madura e Felton é um bom encaixe.
Passado para Este, Orlando não mudaram muito, mas não conseguem ir mais além do que já foram. D.Howard mudará de ares no Verão à procura de se associar a uma base que o leve ao anel. Deron Williams nos Nets? Não me parece suficiente para um título. Bem podia ir parar aos Spurs. É o central mais dominante da liga e dá ares de ser bom rapazito. Boston começou mal e tenta recuperar. Estão como os Spurs. Velhos e matreiros. Rondo é um senhor jogador. Traquinas mas grande jogador. E ainda há Atlanta que é uma equipa de que sempre gostei. Foram buscar T.McGrady que ainda os pode ajudar. Não vão ser uma surpresa porque já são conhecidos.
Desilusão desilusão só tenho uma: New York Knicks. Esperava mais da dupla Amare&Melo que foi reforçada com Tyson Chandler. Até ver, decepcionante. Ganharam à mais fraquinha equipa da NBA, os Wizards, à rasquinha.

Quanto a jogadores já há alguns destaques: os habituais Kevin Durant, Lebron James, Dwayne Wade, Kobe Bryant, Derrick Rose que se vêem acompanhados pelas confirmações de Blake Griffin(a provar que não é só um dunker), Bargnani, Aldridge, Monta Ellis e Kevin Love. Mas a minha previsão de MVP é o jovem que anda sempre com uma mochila: Kevin Durant.

Sem comentários: